Como Atualizar o Sistema Metadados        

     

1) Requisitos para atualização

Antes de iniciar os procedimentos para atualização do sistema, certifique-se que você possui os requisitos necessários para esse processo:

  • Ter acesso para fazer o download do arquivo executável da versão.
  • Ter permissão de administrador aos serviços Metadados, rodando nos servidores da empresa, além de conhecimento da estrutura da rede onde o sistema está instalado.
  • Ter conhecimento para fazer Cópia de segurança - Backup, antes de iniciar o processo de atualização.
  • Ter acesso ao SIRH Metadados para executar o processo de atualização do banco de dados.
Observação: A maioria destes requisitos requer um conhecimento técnico especializado na área de TI. Portanto, esse processo deve ser direcionado para uma equipe técnica responsável ou contratar serviços especializados para a manutenção do software.

2) Download dos arquivos de atualização

Acesse na área restrita para clientes Metadados, o menu Arquivos Metadados. Faça uma busca e selecione o arquivo correspondente ao produto SIRH Metadados e versão liberada.

mceclip0.png

Atenção: O release é disponibilizado mensalmente e baixe somente o arquivo do release mais atual, visto que a atualização é cumulativa e o sistema gerencia este processo. Nem sempre junto com os releases do SIRH Metadados terão atualizações para os Produtos Portal RH e Currículo Web. Mas quando forem disponibilizados devem ser mantidas as versões compatíveis entre todos os produtos.

3) Operadores conectados

Para atualizar o sistema, os operadores conectados devem fechar o aplicativo em uso, inclusive a tela principal do SIRH Metadados. Caso algum operador permanecer conectado, o processo de atualização não poderá ser realizado.

Importante:necessário solicitar para todos os usuários que fechem os módulos do SIRH Metadados, inclusive a tela inicial de seleção dos módulos.

Para verificar os operadores conectados no SIRH Metadados, acesse:

> Administração do Sistema: Ferramentas / Operadores Conectados.

Nesta tela são visualizados os operadores conectados. Exemplo:

Não basta desconectar o operador, o mesmo deve sair normalmente do sistema.

4) Fechando arquivos em aberto do sistema

Caso o operador tenha saído do sistema e mesmo assim continuar aparecendo na tela de Operadores Conectados ou de arquivos em uso, o mesmo deve ser fechado pela administração de pastas compartilhadas no servidor onde está instalado o sistema. Por exemplo, no servidor da aplicação, acesse no Painel de Controle  / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento. Marque Gerenciar Arquivos Abertos e selecione os arquivos que estiverem relacionados com o diretório onde o SIRH Metadados está instalado. Exemplo:

Resultado de imagem para arquivos abertos windows server

 

Este procedimento somente deve ser realizado pelo responsável de TI, utilizando a opção Fechar Selecionados para não ocorrer problemas com outros sistemas. No servidor, devem-se fechar apenas as conexões do compartilhamento do Sistema Integrado de Recursos Humanos.

5) Parada de Serviços Metadados

Ainda no servidor da aplicação, verifique se existem serviços que iniciam com a descrição Metadados e que estão com status Iniciado. E efetue sua parada no gerenciador de serviços de seu servidor. Normalmente, os serviços instalados no servidor são:

  • MetaAgendador;
  • Dimep Comunicação;
  • Henry Comunicação;
  • Serviço de Coletores.

Às vezes também é necessário finalizar os processos do gerenciador de tarefas do servidor.

Clique na Barra de Tarefas do Windows / Processos, identifique se existe algum processo que inicie por RH ou Metadados sendo executado e finalize a tarefa. Exemplo:

 

6) Parada do Envio de Informações do eSocial

Ainda antes de iniciar a atualização, é necessário parar o envio de informações para o eSocial.

Acesse: Módulo eSocial/Gerencialmento/Monitoramento de Lotes/Dados de Monitoração/Informações. Clique em "Parar Envio de Informações"

 

7) Atualização do SIRH Metadados

Após verificar todos os itens anteriores, execute o arquivo SRH X.Y.Z.exe no diretório salvo.

Na tela inicial, informe o diretório em que o SIRH Metadados está instalado, até o subdiretório <META>.

  

O diretório varia conforme a estrutura de cada cliente. Aguarde o término do processo e quando estiver completo, clique no botão Fechar. Concluído o procedimento de extração dos arquivos e de atualização dos programas do sistema, realize o login no SIRH Metadados. Por fim, aprove a solicitação de atualização do banco de dados. Exemplo:

 

Nesse momento, o sistema realizará a atualização automática da base de dados.

Aguarde até o término da atualização para liberar a conexão dos operadores do sistema e inicie novamente os serviços Metadados e retome o envio das informações do eSocial.

Atenção - Erros mais comuns do processo de atualização do sistema:

- Diretório do sistema informado incorretamente.

- Operadores conectados ao sistema.

- Serviços abertos que não foram parados.

- Versão atual superior a que está tentando instalar.

Caso ocorra algum erro na atualização do banco de dados, a Metadados ou o representante do sistema deve ser alertado imediatamente. Saiba também como atualizar os demais Produtos Metadados,